DODI, Jessica;
GUARNIERI, Marcella; VASCONCELLOS, Larissa; OLIVEIRA, Laís; MELLO,
Semíramis.
Orientador: Profª Aline de Mello Cruz
Orientador: Profª Aline de Mello Cruz
Leucaena leucocephala
Leucaena leucocephala (figura 1) é uma leguminosa perene arbustiva, originária da América do Sul, Central e Ilhas do Pacífico. Apresenta flores brancas agrupadas e uma cabeça globular, sementes elípticas, compridas e marrom brilhante. É tolerante à acidez e não tolera solos úmidos. Poucos resistentes ao frio. Tem crescimento inicial lento, mas apresenta boa rebrota. A utilização para pastejo não deve ultrapassar a 1,50 m de altura. A Leucaena leucocephala atinge principalmente ovinos e equinos, podendo também atingir caprinos e bovinos, a intoxicação ocorre quando a planta e administrada como único alimento ou faz parte de mais do que 30% da alimentação.
Nome científico: Leucaena leucocephala
Nome popular: Leucena
Figura 1. Leucaena
leucocephala.
Fonte: http://wildlifeofhawaii.com/flowers/1266/leucaena-leucocephala-white-leadtree/
Fonte: http://wildlifeofhawaii.com/flowers/1266/leucaena-leucocephala-white-leadtree/
Mecanismo de ação: O principio ativo é um aminoácido chamado mimosina presente nas folhas e sementes da planta. Os efeitos adversos são atribuídos também aos metabolitos desta toxina apos sua degradação ruminal, sendo a forma mais tóxica o metabólito denominado de 3,4 dihidroxi piridina, o qual se atribuiu o efeito bociogênico, e a menos tóxica o composto 2,3 dihidroxi piridina. A análoga da estrutura química da mimosina também se estende aos neurotransmissores derivados da tirosina: A dopamina e a norepinefrina. No entanto, não há estudos que possam indicar que a mimosina possua efeitos agonistas ou antagonistas desses neurotransmissores.
A molécula da mimosina também possui um domínio responsável por quelar metais, mais especificamente aqueles de transição como o Fe+3 e uma possível estrutura do complexo Fe+3 foi proposto. Assim, essa fitotoxina pode diminuir a utilização de folato por alguns tecidos animais, ja que os quelantes de ferro possuem essa característica. No entanto outra pesquisa afirma que a diminuição da utilização do folato por tecidos animais é pela atividade antagonista da mimosina com o acido fólico.
Sinais Clínicos:
Envolve queda de pelo ou da lã (figura 2). Em cavalos há perda dos pelos da cauda e crina. em todas as especies pode haver alopecia, salivação, perda de peso e as vezes morte. Os animais se recuperam após a retirada da Leucaena leucocephala da alimentação. Alem da perda de pelo e da lâ pode haver ulceras da língua, faringe ou esôfago. bócio pode, também ocorre. Na histopatologia observa-se acentuada telogenização folicular (folículos em repouso).
Figura 2. Desprendimento espontaneo da lã após consumo da planta.
Referência Bibliográfica:
BARBOSA,
Raquel Ribeiro, FILHO, Martin Rodrigues, et al. Plantas tóxicas de interesse pecuário. Disponivel em: <http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_leguminosas_tropicais_leucaena.htm>
Acesso em 08.Mar.2015
Leucena.
Disponível em: <http://w3.ufsm.br/herbarioflorestal/especie_detalhes.php?nome_filtrado=leucena>
Acesso em 05.Mar.2015
ALMEIDA, Ana Paula M.G. et al . Avaliação do efeito tóxico de Leucaena
leucocephala (Leg. Mimosoideae) em ovinos.Pesq. Vet. Bras., Rio de Janeiro , v. 26,n.
3, Sept. 2006 . Disponível
em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2006000300011&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: 08 Mar. 2015.
POSSENTI, Rosana Aparecida. Efeitos de dietas com Leucaena leucocephala
com ou sem adição de Sacharomyces cerevisiae na digestão, fermentação,
protozoários e produção de metano no rúmen em bovinos. 2006. Tese
(Doutorado em qualidade e produtividade animal) – Faculdade de Zootecnia e
Engenharia de alimentos, Universidade de São Paulo, Pirassununga, 2006.
Disponivel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74131/tde-18072006-135007/pt-br.php.
Acesso em: 07. Mar.2015.
DITTRICH,
João Ricardo. Principais plantas tóxicas
de pastagens. Disponível em <http://www.gege.agrarias.ufpr.br/Portugues/Arquivos/Plantas%20toxicas%20de%20pastagens.pdf>.
Acesso em 05.Mar.2015
Fui incentivado a plantar leucena, um problema sério, é invasora e muito tóxica para equinos a muares. Até o momento não tive problemas com carneiros, mas minha mula ficou com o rabo pelado. Como proteina tenho plantado agora o Guandú, excelente alternativa como banco de proteinas
ResponderExcluirMinha égua comeu e perdeu o todo rabo e crina ela está enchertada pode ter pobrema com a cria
ResponderExcluiressa planta pode matar o cavalo ? oq posso fazer para o cavalo não perder o rabo ?
ResponderExcluir